sábado, 14 de abril de 2012

Os mesmos direitos com os mesmos nomes

Ontem, vi o vídeo de uma campanha chamada “Casamento Civil Igualitário”. Trata-se da iniciativa, liderada pelo Deputado Federal Jean Wyllys, que tem como objetivo aprovar um projeto de emenda constitucional que garanta aos casais homossexuais o direito à união civil da mesma forma que casais heterossexuais.

Como argumento para tal aprovação a campanha se fundamenta na Declaração dos Direitos Humanos que garante, na teoria, igualdade de direito entre todos os cidadãos. Infelizmente, sabemos que na prática a situação se inverte.

O que me intriga na discussão é o fato de que ninguém até hoje me apresentou um argumento plausível para que não seja legitimada a união civil homoafetiva. Na verdade, percebo uma grande incoerência nas pessoas que se dizem contrárias à aprovação da emenda, pois, ela não interfere negativamente na vida de ninguém. Digo isso porque estou me referindo a um direito civil e vejo muita gente o confundindo com um direito religioso. Já ouvi pessoas, inclusive, que temem a aprovação dizendo que as igrejas serão obrigadas a realizar cerimônias de casamento contrárias às suas normas comportamentais. Todavia, se analisarmos de maneira racional perceberemos que nenhum gay está reivindicando que alguém mude sua fé, apenas pede-se para ter igualdade de direitos perante a lei, e vale ressaltar que o Brasil é um país laico.

O projeto tem sua visibilidade ampliada com a contribuição massiva das classes artística, esportiva e política que são importantes para a adesão popular, por serem formadoras de opinião. Temos uma diversidade de apoiadores, entre hétero e homossexuais, que participaram por meio de vídeos, além de opiniões por meio de frases, que fundamentam apoio à causa. Entre os adeptos temos alguns já esperados e outros pouco previsíveis: Preta Gil, Zélia Duncan, Romário, MV Bill, Mariana Ximenes, Ney Mato Grosso, Guta Stresser, Chico Buarque, Luís Fernando Veríssimo, Sandy, Lula e diversos outros.

Sempre fui fã do Jean e esse projeto só faz aumentar a minha admiração por ele. Acredito que só é possível mudar mentalidades quando se leva as pessoas à refletir e tenho certeza que esse é exatamente o objetivo da campanha. É difícil viver numa sociedade demagoga que ao mesmo tempo diz não ter preconceito e não lhe dá os mesmos direitos que os demais. E como diz uma das frases que achei mais interessantes no site, dita por Whoopi Goldberg “Se você não aprova o casamento gay, então não case com um gay”, e o respeite – complemento meu.

Leandro Sá, 23 anos. Eu sou a favor do casamento civil entre pessoas do mesmo sexo.

Segue o site da campanha: http://casamentociviligualitario.com.br/

4 comentários:

  1. Texto maravilhoso, muito bem claro. E realmente concordo contigo, Leandro, a sociedade é incoerente e distorce as ideias nas discussões acerca da união homoafetiva: teorizam uma ideia porém praticam outra. Também sou a favor do casamento de pessoas do mesmo sexo.
    Carlos Eduardo Goulart, 23 anos.

    ResponderExcluir
  2. Gostei muito da campanha, deveria ter acontecido antes, mas pela hipocrisia da nossa sociedade isso demorou um pouco. Eu sou a favor do casamento entre pessoas do mesmo sexo, pois além de ser constitucional, não interfere na vida de ninguém. A sociedade conservadora tem medo de ver mais amor, respeito, afeto, empatia.. nesses relacionamentos mais do que nos de hetero por exemplo. A felicidade alheia incomoda.

    ResponderExcluir
  3. Tu tens uma facilidade enorme para escrever e para se expressar, parabéns.

    "Digo isso porque estou me referindo a um direito civil e vejo muita gente o confundindo com um direito religioso."

    "Acredito que só é possível mudar mentalidades quando se leva as pessoas à refletir..."

    "...nenhum gay está reivindicando que alguém mude sua fé, apenas pede-se para ter igualdade de direitos perante a lei, e vale ressaltar que o Brasil é um país laico."

    "E como diz uma das frases que achei mais interessantes no site, dita por Whoopi Goldberg 'Se você não aprova o casamento gay, então não case com um gay', e o respeite – complemento meu."

    Ratifico teus pensamentos em todos os pontos citados, irmão. Somos a favor do casamento civil entre pessoas do mesmo sexo.

    ResponderExcluir
  4. leandro, este foi um de seus melhores textos, se não o melhor. entrou no tema sem pisar em ovos, mas também sem ofender, com propriedade e argumentos excelentes.

    parabéns.

    ResponderExcluir