domingo, 25 de dezembro de 2011

Sim, é possível!

Essa semana, presenciei um dos momentos mais importantes e emocionantes da minha vida. Meus pais completaram vinte e cinco anos de casamento, comemorados com uma bela cerimônia de Bodas de Prata. Isso me remeteu a um dos assuntos que quero abordar por aqui faz tempo: a descrença no amor romântico.

Vivemos hoje uma época em que as relações se tornam cada vez mais efêmeras. Em tempos de redes sociais vemos a multiplicação de manifestações anti-seriedade no relacionamento. Não que queira eu vilanizar quem não nasceu para a monogamia, entretanto desmerecer a possibilidade de que alguém possa viver somente com a mesma pessoa por anos, para um avesso a generalizações como eu, soa como ignorância.

É claro que quando me refiro a namoro/noivado/casamento, ou qualquer outro compromisso que se aproxime destas definições, não falo dos clichês midiáticos encontrados em alguns filmes e (todas as) novelas. O “felizes para sempre” só existe na ficção e se relacionar exige tolerância. Pois, para construir algum futuro com outra pessoa é necessário ceder em vários momentos. Apesar disso, a idealização de romance propagada pela mídia está tão impregnada no imaginário popular que as pessoas se acovardam ao primeiro sinal de problema e preferem voltar a solteirice.

Há quem diga que quem tem a necessidade de ficar com várias pessoas, sem apego sentimental, é no fundo infeliz. Eu não compartilho tal afirmativa, porque tenho vários amigos satisfeitos com esse estilo de vida. Não faço parte do grupo que julga pejorativamente quem quer se relacionar com cinco, dez ou quinze pessoas simultaneamente, contudo ainda me dou o direito de acreditar, enfim, na possibilidade de ser feliz com apenas uma, por mais que me considerem careta.

Leandro Sá, 23 anos, permitindo-me ser piegas por algumas linhas.

3 comentários:

  1. Oq dizer? Perfeito! Falou tudo! Eu também acredito assim!

    ResponderExcluir
  2. Como sempre, você usa as palavras certas. Amigo, compartilho desta ideologia, achei a pessoa certa e sei que quando casar será para vida toda.

    ResponderExcluir
  3. O Rapha leu pra mim um dos seus textos e me apaixonei pela forma como você escreve. Hoje em dia é tão dificil encontrar alguém que escreva tão lindamente e por outro lado o ser humano tem ficado meio retardado sem saber ler e escrever. Muuuuuuuuuuuito legal sua forma de escrever. Parabéns!

    ResponderExcluir