sábado, 28 de agosto de 2010

Construindo laços



Em uma de suas mais belas composições, o genial, Tom Jobim nos brinda com uma, das que eu considero, mais célebres frases da Música Popular Brasileira: “É impossível ser feliz sozinho...”. Por mais banal que a reflexão feita pelo compositor possa parecer, a realidade é que o ser humano tem realmente a necessidade de se relacionar com outrem das mais variadas formas, sendo a mais abrangente destas a amizade. Ela que é tão procurada ao longo da vida e, por alguns, tão desmerecida é o tema da vez no Miscelânea.

O que eu considero fator definitivo para estabelecer os mais diversos tipos de amizade é o nível de comunicatividade de cada um. Ao fazer uma autoanalise percebo que sou uma pessoa com alto grau de necessidade de interação social, logo, acabo por fazer, naturalmente, muitas amizades nas mais diferentes vertentes. Uma delas constitui um nível mais superficial,mas que com o tempo pode vir a se aprofundar, que eu resolvi nomear como: “amizade instantânea” e corresponde a situações em que, para mim, é inevitável não dialogar com alguém. Situações como filas longas e demoradas, por exemplo, são extremamente propícias para se estabelecer este tipo de amizade, já que, nesse caso as pessoas se unem na mesma indignação, ainda que seja só para passar o tempo. Tenho certeza que a maior parte dos leitores do blog agora já estabeleceram alguma amizade instantânea.

A propósito, o que mais me intriga em toda essa história, e o principal fator motivador para a criação desse post é a reflexão advinda da velocidade com a qual eu estabeleço laços de amizade com os outros ao meu redor. Basta uma simples afinidade como o mesmo gosto, musical, literário, ou qualquer outro que seja, para que a pessoa se transforme em um amigo de infância, aliás, nem sempre existem afinidades suficientes para isso, mas uma boa conversa pode vir a gerar algum tipo de estima. Os amigos que construí ao longo da vida devem estar lembrando, neste momento, da forma como nos conhecemos, na maior parte das vezes, despretensiosa, já que os melhores relacionamentos surgem da casualidade, e da rapidez com a qual nos tornamos confidentes.

Enfim, após essa reflexão, concluo que o tempo nunca foi um fator primordial para definir minhas amizades. Existem pessoas que medem os amigos que têm pelo tempo que os conhece, não que eu discorde,ou não valorize os amigos que tenho há mais tempo que, apesar da distância e, por vezes, da falta de contato, ainda contam com minha grande estima. Entretanto eu sigo um pensamento, que uso para encerrar o texto, de ninguém menos que o meu mestre maior nas letras Machado de Assis: "(...)Que importa o tempo? Há amigos de oito dias e indiferentes de oito anos. (...)". Assino logo abaixo do Machado.

Leandro Sá, 22 anos, chegando a conclusão de que a amizade é muito mais fácil de viver que de escrever.

17 comentários:

  1. Amigo, muito interessante mesmo oq escreveu! Concordo plenamente e posso dizer q já me conquistou como "migo de infância". Rs... Amizade Instantânea ou não, tamos ae se precisar. Rio Compridooooo é noixxxx!!! Vlw... =)

    ResponderExcluir
  2. Primeiramente, concodo plenamente que a amizade é muito mais fácil de se vive do q se escrever...pq ela é inexplicável, idescrtível...
    Até porque, cda caso e um caso, cada amizde é uma amizade, então não da para expicar num texto o que é a amizade...da pra explicar o que une ela, o amor...amor que as vezes a gente esquece em ter por qulquer um, e se priva das amizades mais instantânea.s Eu, felizmente, também tenho esse dom de amizade instantânea...

    ResponderExcluir
  3. Ótimo texto, toca em pontos importantes desse assunto. Eu por exemplo, tenho extrema dificuldade em me aproximar de alguém que acabo de conhecer, o instantâneo falado pra mim não existe. Sou do pensamento de conservar os 10 ótimos, em vez dos 100 ''apenas'' bons.

    ResponderExcluir
  4. obs: meu teclado está comendo letras rsrsrs

    ResponderExcluir
  5. Concordo totalmente com esse post...
    Você pode conhecer a pessoa há 10 anos e simplesmente não se sentir amiga dela, como pode conhecer a pessoa há uma semana e se sentir como amiga de infância...
    Vejamos nós mesmos por exemplo, dá pra contar nos dedos quantas vezes nos vimos e onde nos vimos e mantemos uma amizade e um carinho enormes um pelo outro.
    Ou seja, sendo instantânea ou não, sendo amizade e sendo verdadeira, tá tudo certo!

    ResponderExcluir
  6. Amigooo,

    Seus textos são muito gostosos de ler, e acabam nos fazendo pensar. Parabéns pelo seu poder de explicitar seus pensamentos de forma tão clara.
    Saudade.
    Bjão!

    ResponderExcluir
  7. E olha que coincidência: Eu também conheço o Vinicius Pelegacci... rsrs

    ResponderExcluir
  8. Gostei bastante do que li no seu blog, defino os textos como a expressão subjetiva de um jovem com alto grau de reflexão. Parabéns, continue escrevendo, pois o mundo ganha forma quando compartilhamos com outras pessoas as nossas impressões acerca dele.

    ResponderExcluir
  9. Oi Leandro...estou passando por aqui para visitar seu blog! Estou gostando muito! Parabéns! Continue melhorando sempre. bjinhos =]

    ResponderExcluir
  10. É ou não é um rapaz comunicativo?

    Sempre achei que ser comunicativo abre muitas portas além de, é claro, trazer muitos amigos.

    Abraço.

    ResponderExcluir
  11. Foi muito bom ter vindo aqui no seu blog ler sobre a amizade. Ainda mais quando esta leitura revela o seu ponto de vista sobre este assunto.
    Ultimamente tenho tido muitas revelações dos meus amigos.Umas me decepcionaram bastante e outras me deixaram bastante feliz.Acredito q há uma equílibrio entre todas as coisas.
    Adorei a postagem.
    Como sempre criativo. (rs rs rs)

    Bjux...

    ResponderExcluir
  12. Belissimo texto...
    Amigos são presentes que a vida nos dá... não importa como a amizade começe... temos que cultiva-la pra que jamais termine!

    Bjo!

    ResponderExcluir
  13. Não existe mesmo tempo pra amizade. Se me permite a redundância, o tempo é temporal e a amizade é atemporal e deve ser guardada no lado esquerdo do peito. Ótimo texto Leandro.

    Grande Abraço,
    Bruno Azevedo

    ResponderExcluir
  14. Amigo Adorei a reflexão
    realmente os melhores relacionamentos surgem da casualidade, e da rapidez com a qual nos tornamos confidentes.

    ñ importa o tempo amigos
    são sempre amigos!

    bjus
    M Dennzel

    ResponderExcluir
  15. "É impossivel ser feliz sozinho"!
    concordoo em número, genero e grau mano!!!
    concordo tbm que as melhores relações se constroem diante da casualidade, não digo isso em relação a amizade somente, mas por um lado mais profundo, mais amoroso, pois foi assim que conheci meu amor!
    como sempre, textos mto bem detalhados e interessantes!

    P.S.: ta na hora de pensar em publicar um livro eim!?
    grande abraço!

    ResponderExcluir
  16. Esse foi um dos temas abordados no blog q mais gostei até agora.
    Tbm acredito um pouco nessa máxima de que a felicidade só é plena quando compartilhada.
    Dentro deste assunto, indico um filme ótimo que traz a mesma mensagem, "Into The Wild" (no Brasil chamaram de "Na Natureza Selvagem"), já viu? Excelente!

    ResponderExcluir
  17. Nossa! parabéns, sua visão sobre amizade instantânea é simplesmente incrível!

    Todos nós necessitamos de amizades assim na vida pq existem tantas revira-voltas que nos machucam e nos sentimos só.

    VC é incrível parabéns! :) e amei a frase Machadiana! :)

    ResponderExcluir