sábado, 10 de outubro de 2009

Professor?! ... Por que Não?


Conforme o prometido aqui está o segundo texto do Miscelânea. Seguindo a ideia proposta desta vez vamos abordar um assunto que faz parte da minha vida: Os questionamentos referentes a profissão que eu pretendo seguir e a relação de tudo isto com um filme que marcou a minha vida. Espero que gostem:

É muito comum as pessoas que fazem algum tipo de curso na faculdade relacionado à licenciatura ouvirem a seguinte pergunta: “Mas você quer ser professor?” Não raro junto a este questionamento vem um certo tom de dúvida e/ou desconfiança de que realmente alguém tenha interesse em lecionar. Comentários como estes são justificados pelo fato da educação, e consequentemente, do professor em si no Brasil serem extremamente desvalorizados, seja financeira ou ideologicamente. Contudo o objetivo do blog não é ficar reclamando de ações políticas nem a intenção é, ao menos neste texto, criticar governantes e afins.

O que eu venho trazer dessa vez é a mensagem maravilhosa que me passou o filme “Sociedade dos Poetas Mortos” que apesar de antigo (1989) apresenta uma discussão super contemporânea. O longa estrelado por Robin Williams conta a história de John Keating, um carismático professor de literatura que passa a dar aulas numa escola, na qual ele já estudou, a Academia Welton, que tem métodos altamente tradicionais e inquestionáveis por quem quer que seja. Keating chega a instituição implantando em suas aulas um modo totalmente particular de ensinar, pois não é todo o professor que manda uma turma rasgar as páginas de introdução do seu livro pela linguagem ser técnica demais, ou subir numa mesa para que tenham uma visão mais ampla do que está ao seu redor. Apesar de inusitado, e divergente dos padrões da escola, esta é a maneira que ele busca para que os alunos tenham opinião própria e saibam analisar as coisas sob um ponto de vista crítico. Como ex- aluno da escola em questão o professor ainda inspira, mesmo que indiretamente, os estudantes a formarem a sociedade que então nomeia o filme, já que durante o seu tempo como aluno Jhon fundou o grupo que, tanto na época do professor quanto na “atual”, tem não só o objetivo de ler poesia mas também de expor seus pensamentos e de serem eles mesmos. Valorizando a expressão latina “Carpe Diem” que significa "Aproveite o Dia" o professor demonstra ser na vida deles não apenas alguém que jogou no quadro uma série de conteúdos, mas sim um homem que os estimulou a buscar a realização dos seus sonhos e o não desperdício do tempo com coisas mesquinhas, lhes ensinando assim toda uma filosofia de vida.

Ao assistir o final do filme muitos dirão que Keating não alcançou seu objetivo de mudar o sistema retrógrado da escola, mesmo porque ele foi demitido por seus métodos “nada ortodoxos” de ensinar. Porém eu penso o contrário já que com o anúncio da demissão do professor os mesmos alunos que ele "ensinou" a pensar quebram as rígidas normas da instituição se manifestando contra a demissão do mestre. O agradecimento dele a essa atitude deixa claro que muito mais que lutar contra o sistema o que ele realmente queria era fazê-los pessoas capazes de pensar e julgar tudo por conta própria.

Portanto ao terminar de assistir ao filme muitas coisas me fizeram refletir, entre elas a certeza do que eu realmente quero da minha vida,a influência que um professor exerce sobre alunos e, principalmente, que a minha (futura) profissão vai muito além da minha paixão pela Língua Portuguesa e suas Literaturas já que o importante é o que eu vou acrescentar de bom na vida de seres que irão me ver, antes de tudo, como um educador.Enfim quero ser Jhon Keating.

A seguir o trailler do filme que eu acho super válido vocês assistirem:

http://www.youtube.com/watch?v=mozu_zZANAI&feature=PlayList&p=7EF20A57FA2659B9&playnext=1&playnext_from=PL&index=39


Leandro Sá, 21 anos. Adorando cada vez que alguém me diz : “_ Você tem jeito de professor".

7 comentários:

  1. Serio mesmo... vc tem jeito de professor. Seu texto tá mt bem redigido... usando uma linguagem leve e abordando um assunto que com certeza te deixa mais feliz... acho que consigo ver o brilho dos teus olhos nas palavras... hehe!!! Parabens Lê... vc vai ser um otimo profissional, torço por vc!!! Bjinhox...

    Vanessa (Nessinha Butterfly)

    ResponderExcluir
  2. vc escreve mtoooo bem! nusss!


    fico feliz em saber q vc quer ser realmente um educador , eu já estou cansado , hahaha

    mas é isso , no meu kso tbm é vocação!

    ResponderExcluir
  3. aaaaaaaaah eu disse isso tb!!E disse melhor!"Vc será um ótimo Professor"!
    bju

    ResponderExcluir
  4. Uhul! Parabéns ao futuro professor de sucesso!

    Abraços do seu amigo,
    Rodrigo.

    ResponderExcluir
  5. Tenho esse filme e nunca vi, agora nem preciso ver mais, já q já sei o final
    =P
    Brincadeiras de lado, boa sorte no seu futuro profissional, espero q as dificuldades q vc enfrentará não sejam suficientes para te desviar do seu objetivo e que vc alcance esse desejo [que na verdade é dever de todo professor] de marcar a vida de seus alunos.

    ResponderExcluir
  6. Leandro,gostei demais do seu blog
    achei mto construtivo e gostei tbm da sua visão
    sobre os educadores que são realmente desvalorizados....Parabéns!!
    /

    Rodrigo!!

    ResponderExcluir
  7. Já vi esse filme e afirmo q realmente eh mto bom! e sim, todos deveriam assisti-lo! principalmente professores!

    ResponderExcluir