domingo, 10 de julho de 2011

Humano


"Alegria do pecado às vezes toma conta de mim
E é tão bom não ser divina
Me cobrir de humanidade me fascina
E me aproxima do céu"

Zélia Duncan e Moska



Esta semana ouvi na rádio a música "Carne e Osso" cantada por Zélia Duncan. Apesar da canção não ser nenhuma novidade percebi que nunca havia pensado o quanto ela aborda um tema de total frequência no dia-a-dia, a necessidade de uma "perfeição comportamental" que, como é muito bem dito pela composição da cantora junto com (Paulinho) Moska, está distante das nossas possibilidades.

A perfeição é exigida de maneira silenciosa pela sociedade. Muitas pessoas evitam, por exemplo, compartilhar suas "derrotas" com os demais a fim de apresentar sempre uma imagem pública impecável. É como ironiza Fernando Pessoa no seu "Poema em linha reta": "Nunca conheci quem tivesse levado porrada.Todos os meus conhecidos têm sido campeões em tudo". Todavia, convivo com indivíduos que defendem sua prepotência ou qualquer outra atitude desagradável com frases como "é o meu jeito", e assim complicam todo tipo de convivência.

A autocobrança dessa perfeição é um dos reflexos do quanto as pessoas assimilam isso como meta de vida. Tenho amigos que se causam um sofrimento extremo por conta de tal necessidade. Para um deles, inclusive, (meu melhor amigo de faculdade, vale ressaltar) costumo dizer que ele ainda vai sofrer de gastrite nervosa se continuar se exigindo nota dez em todas as provas que fizer.

Também temos um problema sério quando essa cobrança se reverte para o outro. É deveras desagradável conviver com alguém que só aponta os defeitos alheios. Essas são, em geral, as pessoas que por serem "criteriosas de mais" conquistam poucas companhias nos diferentes âmbitos da vida.

Não faço a mínima questão de seguir o conceito de perfeição que é convencionalmente utilizado. Por vezes, esquecemos que o torna o ser-humano interessante são as nossas imperfeições. A"alegria do pecado"( com isenção da acepção cristã da palavra) cantada por Zélia, deveria ser um direito de todos. Afinal, como a própria cantora define "Quem se diz muito perfeito/Na certa encontrou um jeito insosso/Pra não ser de carne e osso." Concordo, Zélia.


Leandro Sá, 23 anos. Curtindo o lado bom de não ser perfeito.

6 comentários:

  1. Magnífico, concordo plenamente: a busca incessante pela perfeição cansa e causa sofrimento! adorei!

    ResponderExcluir
  2. Amigo, estou tão orgulhoso de vc por esse texto...
    Sério, já li mta coisa boa sua, mas acho q esse texto está em outro nível, sua argumentação não podia ter sido melhor construída. O uso de uma referência perpassando todo um texto é um dos meus jeitos preferidos de escrever tbm.
    Sem contar a pertinência do tema desse post, convivo diariamente com essa questão pq busco essa perfeição em mim e nos meus o tempo todo. Mas acho q consigo fazer isso de um jeito minimamente saudável, é mais um exercício de melhora do q uma tortura, pra mim. Por outro lado, eu sempre me pergunto se a minha autocobrança não me leva a camuflar o fato d q eu espero demais das pessoas... Enfim, seu texto foi mto bem vindo!

    ResponderExcluir
  3. Gostei do texto. Me identifico tanto com essa ideia de sempre tentar ser aprimorar, ser perfeito, claro de uma forma sadia. Tem uma música do Pato Fu, que por sinal até foi a primeira música que ouvi hoje (coincidência), que fala disso. De perder e levar as marcas da luta pro resto da vida...Uma das coisas que o Allan me ensinou é que a gente SEMPRE tem de ver o lado bom de algo (mesmo que seja ruim) e o que podemos tirar de cada marca, cada vivência... (que não foi exatamente ele que me fez pensar nisso e sim com Fighter da Aguilera)

    ResponderExcluir
  4. Estou perplexa com tamanha filosofia, linda! O ser humana utiliza varias personas para viver em sociedade e acaba perdendo se dentro delas. Parabens pelo blog. Nao deixe de escrever e filosofar, pois dentro dos nossos pensamentos esta nossa verdadeira persona que implicitamente acabamos defendendo nas nossas ideias, valores e ações. Quero ler mais....bjs Marcella Lopes.

    ResponderExcluir
  5. Muito bem dito, concordo com você (e com a Zélica Duncan e com o Moska também).

    Aqueles que mais bancam os certinhos são os que mais tem erros escondidos de baixo do tapete!

    Já ouviu a música do Gabriel, O Pensador e d'Os Detonautas, "Sorria"? Tem tudo a ver com esse tema!

    Abração!

    ResponderExcluir
  6. Leandro, meu amigo eu sei que você está surpreendido com a minha visita!!!Risos
    Amigo querido concordo com você em gênero e número. Gostei muito do seu texto. Não posso deixar de ressaltar "é o meu jeito" da 15ª linha (risos). Conhecemos bem na prática.
    Enquanto a gastrite nervosa, pode ficar sossegado que desse mal não corro mais o risco- eu acho (risos novamente)
    Quando vejo textos escritos por você com tantos argumentos e propriedades tenho que confessar tenho muito orgulho de ter você no meu círculo de amizade.Está de parabéns e mais uma vez, gostei muito do seu comentário!!!!
    Um abraço

    ResponderExcluir