sábado, 29 de maio de 2010

Declarações de um Saudosista


“(...)Oh ! Que saudades que tenho
Da aurora da minha vida,
Da minha infância querida
Que os anos não trazem mais!(...)”
Casimiro de Abreu (1837-1860) –“ Meus Oito Anos”


Utilizei o poema “Meus Oito Anos” como inspiração para introduzir este post porque pretendo admitir que, assim como Casimiro, também sou uma pessoa saudosista, não com a mesma melancolia dos poetas românticos do século XIX, mas com uma nostalgia reflexiva que abrange, totalmente, âmbitos distintos da minha realidade. Desde a minha vida escolar/acadêmica até o meu gosto musical todos estão impregnados de um saudosismo facilmente perceptível.

Uma das maneiras através das quais identifico esta característica é a minha maneira de encarar o curso universitário que faço. Enquanto estudante de Letras sinto muitas saudades das minhas aulas de língua portuguesa e de literatura do Ensino Médio e identifico o quanto elas foram importantes para construir o aluno que sou atualmente. Também sinto muita falta das disciplinas de arte que ampliaram grande parte da minha bagagem cultural. O que me tranqüiliza é saber que hoje estou certo do meu futuro profissional e do que pretendo seguir, mas como todo nostálgico é natural que eu sinta saudades dos tempos de estudo descompromissado e do espírito adolescente que só a escola traz.

Outra forma de manifestação do meu saudosismo está nas minhas preferências musicais. Ao analisar a lista dos meus cantores e cantoras favoritos percebe – se que a maioria absoluta deles têm, no mínimo, 5 anos carreira (isso em alguns casos isolados já que a grande maior parte deles já passou dos 10 anos), o que me leva a crer que a maior parte dos ídolos são escolhidos durante a adolescência (apesar desta não ser a discussão em voga) , e, mais importante, indica uma grande resistência por minha parte em assimilar alguns dos artistas surgidos nos últimos anos. Por exemplo, tenho uma forte aversão à esses movimentos “emo” e dessas bandas chamadas de “happy-rock” e até me sinto decepcionado em ver os adolescentes cultuando artistas como “Justin Bieber” e "High School Musical", não porque tenho algo diretamente contra estes, mas sim porque cresci ouvindo “Britney Spears” e “Justin Timberlake”, por exemplo, que, já faziam tudo que os novos fazem de maneira, à meu ver, muito superior. Ou seja, tudo se resume à uma questão de geração, os artistas do meu tempo de adolescência são muito mais fáceis de se aceitar,por mim, do que os que surgem posteriormente por mais que eu também saiba reconhecer o valor de alguns artistas e bandas mais novos.

Além dos âmbitos citados existe outro em que o meu saudosismo, e provavelmente o de todos que estão lendo, aparece claramente, é o das relações pessoais. É natural que ao longo da vida você encontre pessoas com as quais se identifique e estabeleça com elas os mais diversos tipos de relacionamento. O grande problema é que é impossível ter todas as pessoas importantes que passam pela sua vida perto de você para sempre e é neste momento que aparece a saudade e a valorização dos bons momentos passados na vida.

Enfim não é fácil se assumir saudosista, visto que, a maioria das pessoas identificadas desta maneira têm fama de incomodas e desagradáveis. Todavia o que tentei demonstrar aqui é que ter saudades do passado não é necessariamente algo prejudicial. O grande problema surge quando se vive apenas de recordações. Então sejamos saudosistas se isso nos faz bem, mas moderadamente para que façamos com que o presente também seja digno de saudades.

Leandro Sá, 22 anos, afogado entre apostilas, provas e trabalhos e ciente de que, como todo bom saudosista, sentirei saudades disso algum dia.

5 comentários:

  1. Seus Posts estão ficando cada vez mais completos Leandroooo!
    como eu tinha dito nos primeiros, essa leitura prende qualquer um. =p

    ResponderExcluir
  2. Saudade,saudade...'saudades do "passado" não é necessariamente algo prejudicial',faço das sua palavras as minhas ... acontecimentos que nos marcaram e que não voltam mais né amigo?! Inclusive ao seu lado !Obrigado,espero que nossa amizade não tenha ficado no passado ... rs to brincando ! Bjus e SUCESSO!

    ResponderExcluir
  3. Você só fala de temas que são importantes de formas que a maioria não se importa em refletir sobre eles. Ótimo trabalho, continue assim.

    ResponderExcluir
  4. Me identifiquei MUITO com o tema desse post.
    Sou um saudosista nato! costumo dizer q tenho saudades até dos momentos difíceis q passei.
    Parabéns pelo texto!
    Abração!
    P.S.: Inclusive, saudades do senhor, moço sumido!

    ResponderExcluir
  5. ameiiiiiiiiiiiiiiii!

    Uii " s sim porque cresci ouvindo “Britney Spears” e “Justin Timberlake”, por exemplo, que, já faziam tudo que os novos fazem de maneira, à meu ver, muito superior."


    ameiii mesmo o seu textoooO!


    Que forte isso: "O grande problema surge quando se vive apenas de recordações."

    arrasou Leandro , vc é fofo e escreve mto bem!


    amu vc falando da BRIT! (L)

    ResponderExcluir