segunda-feira, 2 de novembro de 2009

Desabafos de um fã


A passagem de Mariah Carey pelo Brasil na semana passada, apesar da cobertura medíocre da imprensa nacional, me trouxe uma série de pensamentos a muito adormecidos. Recebi no dia da chegada dela uma mensagem do meu amigo Ricardo: “Acabei de ver a Mariah a menos de 3 metros de distância no aeroporto. Foi surreal. Um sonho realizado. Sem palavras.”. Ao ler o que ele havia escrito fiquei extremamente feliz, visto que, ele é grande fã da cantora. E me pondo em seu lugar imaginei o tamanho de sua felicidade. A mensagem do Ricardo, no entanto, não teria o mesmo efeito se enviada a alguém que não possui um ídolo e, logo, não tivesse ideia da alegria inexplicável que é ( ou ao menos eu imagino que seja) estar de frente à alguem que você admira e costuma acompanhar apenas através de revistas, internet, TV, e outros meios e obter informações sobre pessoas que, através de seus trabalhos, trazem mais alegria para as nossas vidas.

As definições da palavra fã que o dicionário nos dá são : “1- Pessoa admiradora de um ator, cantor, desportista, etc. 2- Admirador.” Sendo assim partimos nossa discussão do ponto que o fã é antes de tudo um apaixonado, não no sentido lato da palavra mas num sentido específico. Para os que não compreendem o que eu estou querendo dizer cabe aqui uma analogia ao esporte mais popular do Brasil. O futebol aproxima os torcedores e faz com que pessoas enfrentem diversas situações desagradáveis como apertos e, por vezes, brigas a fim de assistir aos jogos de seus respectivos times. Assim também funciona a vida de fã, com a diferença de que ao sair do estádio, o fã, ao contrário do torcedor, tem uma possibilidade muito menor de estar triste. Isso porque neste caso ninguém está disputando nada e, por esta razão, não há perdedores. Comparações a parte ser uma admirador traz inúmeros benefícios ao cotidiano da pessoa. É vasto o número de amizades que podem ser feitas simplesmente por se ser fã do mesmo artista. Além de momentos, que seriam a uma análise crua, torturantes, como noites sem dormir passadas filas imensas para se conseguir um ingresso e assistir a um show e horas de espera em um aeroporto em troca de um simples aceno, por exemplo, se tornarem ocasiões inesquecivelmente felizes.

O grande problema em ser fã é que, como tudo na vida, junto as coisas boas existem desvantagens. Uma das principais é ter que lidar com comentários de pessoas que tem uma visão diferente sobre o modo de se admirar um artista ( por diferente não quero dizer nem melhor nem pior mas realmente de visões divergentes) e que muitas vezes usam frases como: “Ela nem sabe que você existe.” ou “Você pagou tudo isso num CD? É só baixar as músicas.” e mais uma série de comentários que, perante a visão do admirador, não fazem o mínimo sentido. Para o fã pouco importa se o artista o conhece ou não, já que, segundo a sua opinião, o que realmente interessa é que seu ídolo esteja lançando trabalhos relevantes para que ele possa acompanhar e em relação aos gastos exacerbados não há grandes justificativas a não ser o fato do grande prazer que se tem ao comprar material relacionado ao seu ídolo. É óbvio que existe todo o tipo de fã, sendo o mais propagado pela mídia aquele que traz a imagem representada, na maioria das vezes por adolescentes histéricas que se descabelam em nome do mais novo rosto bonito do momento, que será substituído no próximo ano por outra carinha inédita e assim sucessivamente, demonstrando, desta maneira, que a futilidade está imperando na nossa sociedade. Esse fã não deve ser levado em consideração porque é ele que denigre a imagem do admirador que tem embasamento para exercer o seu fanatismo ( não leiam esta expressão da maneira pejorativa, mas sim no sentido de ser fã e agir como tal).

Enfim, conforme a discussão apresentada, é natural, nós fãs, ouvirmos de pessoas que não compartilham da nossa compreensão de mundo (mais uma vez eu ressalto que não estou superiorizando nenhum tipo de pensamento) que o que fazemos é uma insanidade, todavia eu penso que num mundo como o de hoje com tanta coisa ruim acontecendo o tempo todo, é sim válido esse escapismo da realidade (e por favor não confundam escapismo com alienação) e se encontramos alguém que podemos nos identificar através das mensagens positivas de sua arte, não vejo objeções para isso acontecer. Obrigado Mariah, por vir ao Brasil, fazer seus fãs felizes e me inspirar a escrever mais um texto para o meu blog.

Leandro Sá, 21 anos, esclarecendo que apesar de adorar a Mariah sou fã mesmo da Britney e da Madonna.

14 comentários:

  1. "...se encontramos alguém que podemos nos identificar através das mensagens positivas de sua arte, não vejo objeções para isso acontecer"

    exatamente deste jeito que tds poderiam enxergar nosso, fanatismo!
    Vlw Leandro por nos enteder e postar de uma forma tão MARA, o nosso sentimento de fã!
    Obrigada Mariah por vir ao Brasil e me fazer tão feliz!

    ResponderExcluir
  2. Poxa... adorei o texto e nem preciso dizer que ouvi esses comentarios tbm ne?... hehehe

    Mas enfim... faz parte... o bom foi saber que vale mto a pena ser fã da Mariah Carey... pq ela fez valer a pena todo o tempo q esperamos no hotel e no aeroporto, indo sempre falar com a gente e dando autografos e nao simplesmente acenando de longe com um oculos escuro... foi perfeito...

    ResponderExcluir
  3. Gostey mto do seu texto e concordo , minha família inteira vive dizendo q ela nem sabe q eu existo e etc !

    Sabe e esses textos de fans sóh me ajudam ainda mais a ignorar o q as pessoas falam de mim por ser fan da Mariah ! Tipo , ajudam a superar barreiras do dia-a-dia !

    Thank's ;)

    ResponderExcluir
  4. SEU TEXTO É ÓTIMO
    Parabéns.. conseguiu dizer exatamente oque é ser um fã!

    Beijos.. sou fã de Britney :)
    adoro Mariah e Madonna tbm !

    ResponderExcluir
  5. OI vi seu blog na comuna da britney e vim ak ler..adorei seu texto..vc escreve mto bm..e td oq vc escreveu eu sei mto bm oq éh..

    bju d mais uma fã da Britney

    by:Monique Cararo

    ResponderExcluir
  6. Gostei do seu texto, é bem isso mesmo, pena que como você mesmo disse, nem todos compreendem esse universo dos fãs, é um sentimento indescritível que só vivendo pra entender.

    ResponderExcluir
  7. AMEEEI seu texto..
    falou TUDO o que um fã sempre quiz dizer..
    esclareceu o sentimento de um fã perfeitamente.
    Parabéns por saber fazer isso tãao bem!

    continue assim..
    um beijo ;*

    ResponderExcluir
  8. Gostei *-* tbm gostei q vc é fã da madonna haha

    ResponderExcluir
  9. Parabéns pelo texto! Lindo demais...
    Você realmente mostrou o que é ser fã de verdade! Continue assim!
    :)

    ResponderExcluir
  10. Acho q existem diferentes maneiras de ser fã.
    O meu fanatismo não tem nada a ver com histeria e nem escapismo, e sim com uma identificação com alguém q vc admira, e isso não necessariamente tem a ver com alguém ligado ao mundo das artes. Os meud idolos inspiram meu comportamento e me fazem querer ser uma pessoa melhor, por isso acho válido. Se não for pra te ajudar a crescer, não vejo motivo em admirar alguém.

    P.S.: acho q a cobertura medíocre da passagem da Mariah pelo país fez juz à passagem dela. Não tinha muito o q fazer estardalhaço... Mas tbm fiquei feliz q ela tenha se disposto a visitar o Brasil pra fazer uma participação num evento, já mostra uma pré-disposição e sacia a sede dos fãs, né?!?

    ResponderExcluir
  11. É vasto o número de amizades que podem ser feitas simplesmente por se ser fã do mesmo artista. com certeza *-----------------*

    “Ela nem sabe que você existe.” Agora podem me flar isso a vonta q eu nem ligo! Pq ela sabe q eu existo

    Parabens Leando! Seu texto é perfeito e bate exatamente com a minha opinião! A-DO-REI

    ResponderExcluir
  12. Nossa xis fiquei in pressionada com o seu texto, muito bom!!!
    Adorei seu big, parabens!

    Beijos e saudades

    ResponderExcluir
  13. cansei de dizer q vc escreve bem! mto bom !


    ser fan é sofrimento , rssss

    ResponderExcluir
  14. Vc disse tudo mesmo!!!O fato de ser fã tem lá suas vantagens e desvatagens sim...Como vc ressaltouu sobre o fanatismo,posso citar aqui o John Lennon coitado...
    De vez em quando ouvimos falar de algum "fã" que teria invadido a residência do seu ídolo.Excesso de loucura rsrs!!Mas parando pra pensar é uma forma q esses loucos arranjam pra serem percebidos né ,notados!!Amei o seu texto ,vc está ARRASANDO!!!Bjssss tbm estou com muitas saudadesss! Ah
    Aguileraaaaaaaaaaaaaaaaaaaaaa uhuuuuuuuuuuu rs!

    ResponderExcluir