quarta-feira, 5 de janeiro de 2011

Reacostumando ao ócio


Estar de férias é um desejo que abrange 10 entre 10 pessoas. E Janeiro é o mês em que terei a difícil tarefa de não ter tarefas, ao menos não obrigatórias. Não, caro leitor, não estou sendo irônico e muito menos estou tentando pôr-lhe inveja, é que passei tanto tempo do ano na correria cotidiana cheia de horários, prazos e metas a cumprir que, ao me deparar com a ausência de tudo isso surge uma (e me perdoem por amar paradoxos) "agonia satisfatória".

A reclamação do cotidiano faz parte de um processo de adaptação a ele, uma vez que a minha rotina (trabalhar + estudar),é, inclusive, a mesma de muitas pessoas que eu conheço, e por mais cansativa que seja é extremamente agradável.

Se eu for analisar estes dois principais âmbitos não há muitas reclamações a se fazer. No trabalho, por exemplo, 2010 foi um ano de grande crescimento. Na primeira metade do ano eu atuava como operador de atendimento, função extremamente digna, mas que eu já executava há bastante tempo e achava que havia chegado o momento de ir além. Após um criterioso processo seletivo hoje sou instrutor de treinamento e consigo aplicar grande parte dos meus conhecimentos enquanto trabalho, já que me minha função é bem próxima a de um professor. Para mim esse foi um acontecimento realmente significativo, uma vez que, além de mudar de função, conheci outras pessoas que vêm agregando muito na minha vida profissional e pessoal,não esquecendo,claro, os que estiveram presentes anteriormente.

Já no que diz respeito à minha vida acadêmica as alegrias são ainda maiores. A cada dia mais apaixonado pelo meu curso e achando que cada vez soa mais agradável o título de “professor de literatura” 2010 foi um ano de muita leitura e que obtive o maior reconhecimento como futuro profissional do mundo das Letras. Fui convidado para dar uma palestra na faculdade. Se a principio o convite me deixou preocupado, por medo de não conseguir alcançar um resultado satisfatório, me esforcei em dobro para realizar um bom trabalho e foi imensuravelmente gratificante ver um auditório cheio de familiares, amigos e professores elogiando a minha dissertação sobre a “construção da identidade feminina através da literatura”.

É, ao pensar meu ano de 2010 percebo o quanto necessito destes 30 dias de descanso.De fato este é um período em que muitas são as possibilidades de entretenimento e já me prometi a frequência em cinemas e teatros, mais nights com os amigos, escrever mais aqui no blog e tudo que o tempo consumido pela rotina não me permite fazer constantemente, logo, percebemos que não é tão difícil quanto eu imaginava readquirir o hábito de não ter compromissos formais. Sendo assim, paro por aqui e vou me dedicar à minha mais nova obrigação: o tão delicioso ócio.

Leandro Sá, 22 anos,aproveitando meu tempo de calmaria.

6 comentários:

  1. HAHAHA nada tão agradavel como o simples fato de não fazer NADA... e mesmo no ócio, vc nao para eiim!? kkk
    texto engraçado e como sempre muito bom!
    abração

    ResponderExcluir
  2. O texto é muito bom e 2010 foi um ano muito difícil, mas também de muitas conquistas. Fiquei sabendo que o livro (no qual contribuí para escrever) foi aceito pela FAPERJ.Como colega de profissão, mas nunca concorrente, mesmo porque não vou focar e Literaturas, sou INTEIRAMENTE da Linguística, uma coisa saltou meus olhos no seu texto "construção da identidade feminina através da literatura”. Não sei se você, mas trabalho com análise do discurso e o que pretendo trabalhar esse ano será o discuso feminino. Gostaria de trocar uma ÓTIMAS idéias com você! Bjão!

    ResponderExcluir
  3. Aproveeeita! Daqui a alguns dias será as minhas férias, enquanto isso fico com inveja! haha Abração Leandro.

    ResponderExcluir
  4. Acho q isso tá menos pra "agonia satisfatória" e mais pra "satisfação agônica", hein Leandro? rsrs
    E na verdade, vc tem sim uma tarefa bem séria pras suas férias: me encontrar numa ULC!Isso pq tô sendo bonzinho, podia exigir q vc estivesse em todos os domingos da temporada! HÁ! hehehehehe

    Gostei desse texto, o mais descontraído q já li por aqui. É bom optar por textos menos densos de vez em quando.
    Boas férias inspiradoras! =)

    ResponderExcluir
  5. Meo Deos, que coisa mais interessante! Adorei o texto, amigo! (as usual!). Nunca pensei em escrever nada sobre minhas férias. Vou fazer isso na próxima. Hehehehe... Desejo a vc férias cobertas pelo mantoooo do descanso. Ahahahaha... E que volte com todas as energias renovadas. Sentirei saudades. Vinny =) Ah, comenta no meu blog tb! Post novo meu! Bjao

    ResponderExcluir
  6. Essa parada de ócio me lembrou os tempos de Adolpho onde fazer nada cansava e descansávamos pra fazer mais um pouco de nada no dia seguinte! hehehe bom texto. agradável como sempre! Abç!

    ResponderExcluir